O significado das alianças é variado, a princípio elas representam simbolicamente seu vínculo e uma relação duradoura como o metal que escolheram para elas. Se você quiser saber quais outros segredos as alianças tem veja abaixo!
A troca de alianças é conhecida dos egípcios que se entregavam nos rituais de casamento alianças que pela sua forma representavam o amor eterno. Hoje, as alianças também têm a conotação de compromisso e fidelidade!
As seguintes informações revelarão o significado das alianças, é possível que encontrem até informações que os ajudem para se inspirar frases de amor para marcá-los, pois finalmente os acompanharão para sempre.
Significado da aliança de casamento:
É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser. Embora existam vários símbolos na aliança de casamento, o mais importante será aquele que você mesmo der.
1. Selando o compromisso
Na tradição católica, foi o Papa Nicolau I quem decretou e começou a entender o significado da aliança de casamento. Na ocasião, foi entregue um anel à noiva como sinal de que o homem havia dado uma declaração pública de desejo de casar com a mulher, e daí pode-se dizer que a tradição de dar um anel de noivado nasceu como forma de se comprometer com casamento. .
2.Aliança de casamento:
Em princípio, as alianças eram feitas de couro, mas à medida que este se deteriorava, foram trocados materiais mais resistentes até chegar às alianças de prata e ouro. Com a nova tendência naturista e vintage, os anéis voltam a ser vistos em tecidos de fibras, resinas com flores e até em madeira. Decida se quer a eternidade de um metal ou se prefere algo mais ecológico e renove seus votos a cada ano!
3. Diamantes na aliança de casamento:
Na Índia, acredita-se que quem usa diamantes se protegem contra os males, também acredita que eles têm a capacidade de atrair o amor verdadeiro. Em grego, a palavra diamante vem de “adamas”, que significa o invencível. também pela gemologia sabe-se que esta é uma das gemas mais fortes da natureza. Portanto, se o seu amor é forte e combativo, seus anéis devem conter algum diamante.
4. Letras pequenas:
Independentemente dos diferentes modelos de alianças, marcá-los no interior é um costume muito comum. Em geral, é feito colocando os nomes e a data do casamento. Se você quiser sair da tradição, escreva frases curtas de amor dentro de seus anéis. Lembre-se de não estender mais do que duas palavras, para que você possa ler suas mensagens mesmo quando ficarem velhas. Você precisa de ideias para gravar anéis de casamento? Que tal: “amor e fé”, “somos um”, “para sempre” ou “tu és a minha força”, poderia ser também ” amei casar na capela de Las Vegas em Gramado” mas este ficaria muito grande então mesmo casando nesta capela romântica e mesmo que seu casamento seja temático sugerimos usar sempre gravado no anel duas ou três palavras!
5. Perto do coração:
No protocolo de casamento, sempre surge a questão de onde colocar o anel de noivado. Voltando às origens, os egípcios acreditavam que no dedo anular da mão esquerda se localizava a veia que vai direto ao coração conhecida como “Vena Amoris” ou “Veia do Amor“. Em muitos países do mundo a etiqueta do casamento marca a mão esquerda como a indicada para usar a aliança de casamento, pois tem um significado mais romântico e auspicioso se for usada no dedo ligado ao coração.
Existe uma teoria que diz que em latim a palavra esquerda significa “sinistro”, por isso se diz que aquela mão estava relacionada com o diabo. É por isso que os católicos romanos, que são a maioria dos países latino-americanos, usam o anel na mão direita, que significa habilidade e simboliza o bem. Se a sua cerimônia de casamento for celebrada pelo rito católico, o anel estará seguro à direita. Se você vai dizer “sim” a algum outro rito, pode escolher e usar seu livre arbítrio.
6. O novo e o velho:
É muito comum que os anéis de noivado sejam joias que estão nas famílias há anos e têm muitas histórias. Por que não os anéis de casamento? A tradição familiar e, principalmente, as crenças e presságios, consideram um bom presságio que o anel de noivado seja herdado das avós para os netos do sexo masculino, para pedir a mão de suas namoradas, especialmente se os casamentos foram bem-sucedidos. O mesmo não ocorre com as alianças, pois se acredita que o casal poderia dar continuidade ao destino dos donos originais da joia e que cada casal deveria escrever sua própria história.
7. Até que a morte os separe:
Outra superstição que acompanha a magia em torno do significado das alianças é a crença de que não devem ser perdidas de forma alguma. simbolizam um compromisso e por isso se acredita que se uma das duas perder o anel, a outra deve se desfazer do seu, se possível no mesmo lugar, para que as duas joias fiquem “juntas” por toda a eternidade.
Além do significado que eles podem ter, é que mesmo que escolham alianças em ouro, prata ou qualquer outro material, eles têm a convicção de que representará seu amor e vínculo. Com eles, eles iniciarão juntos uma longa jornada cheia de experiências que podem começar na lua de mel aqui em Gramado após o casamento romântico em uma das capelas mais famosas e concorridas do Brasil!