Aprenda sobre os 14 principais rituais ou cerimônias que você pode realizar em seu casamento civil, simbólico ou temático na Capela de Gramado e em todo o mundo!
Alguns são mais antigos e outros mais modernos, dependendo da sua intenção para a festa vale a pena descobrir os seus significados.
Quando se trata de casamentos, a tendência geral é pensar que apenas os aspectos relacionados à recepção, como a decoração do casamento, o local, a etiqueta, o tipo de comemoração ou os cartões de casamento, podem ser escolhidos pelo casal, enquanto a cerimônia sempre tem um protocolo estrito que deve ser seguido.Nada disso!
O casamento é seu e deve ser feito a seu gosto!
Exceto os laços religiosos, os casamentos civis, temáticos ou simbólicos estão sujeitos à interpretação do casal.
Além da troca de alianças e votos, as possibilidades de rituais para incorporar ao casamento são muito variadas. Se você deseja conhecer alguns dos mais populares, antigos e modernos, preste atenção a esses rituais de casamento e seu significado.
1. Cerimônia de arena
Amplamente utilizado em casamentos ao ar livre, serra em Gramado e na praia, é um ritual simples, mas carregado de significado. Para isso, cada um precisa de uma jarra de vidro carregada de areia (geralmente de cores diferentes) que depois despejarão em uma jarra maior, misturando-a e formando novas formas onduladas. o que simboliza é que, uma vez que os grãos de areia se juntem e se misturem, não podem mais se separar, assim como o casal: ficarão juntos para sempre.
2. Cerimônia de rosa:
A cerimônia ocorre logo após a leitura dos votos matrimoniais. Para realizá-la, precisam de duas rosas de caule longo, que serão trocadas e colocadas em um vaso. A ideia é que a cada um dos aniversários de casamento eles continuem a realizar esse rito, como uma lembrança de que a vida a dois precisa de afeto e paixão.
3. Cerimônia de luz:
Um dos rituais mais conhecidos e praticados que simbolizam a união. É feito com três velas: duas pequenas e uma grande. Nesse caso, cada um carrega uma vela como símbolo de sua vida individual e depois os dois vão juntos acender a vela maior, que simboliza sua nova vida juntos. em outra de suas variantes, os pais do casal acendem a vela para representar a união das famílias.
4. Cerimônia do vinho:
Este é mais um dos ritos que simbolizam a união. Tem várias versões, uma das quais consiste em o casal tomar cada um dois tipos diferentes de vinho (podem ser tintos e de diferentes variedades) e depois juntá-los num copo diferente criando um blend especial. Para este processo eles podem ou não usar um decantador. o importante é que entre eles criem algo único que possam levar mais tarde, a região da Serra Gaúcha é ideal para isso e quem sabe você não casa em uma capela temática e romântica em Gramado lembrando Casamentos estilo Las Vegas.
5. Casamento de mãos ou cerimônia de mãos dadas:
Antes da existência dos anéis de noivado em ouro branco, no tempo dos antigos celtas essa cerimônia era celebrada como um casamento experimental, um compromisso que duraria um ano e um dia. Passado esse tempo, o casal poderia decidir se casaria permanentemente ou se separaria pacificamente.
Hoje a cerimônia de dar as mãos é usada em diferentes casamentos e é realizada amarrando as mãos do casal com uma corda ou cordas durante os votos de casamento. a ideia é que a união de suas mãos cria o símbolo do infinito. Curioso é que, mantendo o sentido de sua origem, nessas cerimônias o “até que a morte nos separe” é substituído por um “enquanto dura o amor” – muito bacana para um Casamento Temático em Gramado!
6. Cerimônia de família:
Uma cerimônia na qual eles podem incluir membros muito próximos, especialmente se eles têm filhos para participar do ritual que escolheram. Outra opção é que, se forem de tradição religiosa, um grupo de familiares de cada um se reúna em uma oração em grupo para transmitir boa energia e prosperidade.
7. Ritual de peito de amor:
Este ritual é muito significativo e funciona como uma cápsula do tempo. O que acontece é que eles escrevem seus votos de casamento um para o outro, carregados de frases de casamento, para mantê-los juntos com outros elementos especiais para ambos em um baú. Eles podem pensar em incluir uma garrafa de vinho, alguma peça de roupa ou qualquer outro objeto importante, de modo que, ao abri-lo no primeiro aniversário, possam reviver os sentimentos que tiveram quando se casaram.
8. Ritual do Fio Vermelho:
Este é um costume japonês. Trata-se de unir o casal por um fio vermelho que será atado com um dos dedinhos. Segundo essa tradição oriental, existe um fio vermelho invisível que une duas pessoas que estão destinadas a ficar juntas, ou seja, são almas gêmeas. Este fio, segundo a lenda, é amarrado ao dedo pequeninho (que é preso ao coração por uma artéria).
Essa história também fala sobre o destino e como esse fio existe desde que as pessoas nascem, fazendo com que elas encontrem seu parceiro em algum momento de suas vidas. É um vínculo especial, eterno e inquebrável.
9. Rito de cercar o noivo (ou a noiva)
Na tradição judaica, a noiva geralmente circula o noivo sete vezes para quebrar quaisquer barreiras que possam existir entre os dois. Hoje, ao invés de apenas a noiva realizar esse ritual em torno do noivo, é o casal que costuma se cercar com o mesmo propósito.
10 – Ritual de plantar uma árvore
Este, ao contrário de outros, é um ritual moderno que anda de mãos dadas com os movimentos ambientais. Se eles pretendem se casar no campo ou em Gramado em casamento temático tipo Las Vegas, certamente terão o espaço adequado para fazê-lo. trata-se de plantar uma árvore juntos, cada um contribuindo com as sementes e a terra necessária para plantá-la. Isso não apenas representa o crescimento que terão como casal, mas é um lembrete de que em seu relacionamento, como aquela semente, eles precisarão de certos cuidados para não murchar.
11. O ritual de lavar os pés:
Esta tradição está ligada aos casamentos cristãos e se baseia no lava-pés que Jesus fez aos seus apóstolos. Virou viral por ser um dos usado em casamento de famosos que são cristãos. Consiste em que a noiva e o noivo lavem os pés do parceiro como um símbolo de deixar o passado para trás, para entrar no casamento de coração aberto. Simboliza a pureza da união.
12. O ritual de girar os anéis de casamento:
Este ritual é uma forma de unir o casal a todos os entes queridos que os acompanham no dia. Consiste em que, antes da cerimônia, duas pessoas ficarão encarregadas de guardar as alianças de ouro para posteriormente repassá-las entre os convidados . O ritual é feito com a intenção de que cada um dos participantes possa, através das alianças, enviar bênçãos e votos de boa sorte antes da celebração. Se optar por este ritual, tenha em atenção que para que não tenham contacto direito com as mãos de familiares e amigos, podem ser colocados num saco de pano ou numa caixa de madeira.
13. Ritual de pular a vassoura:
Uma tradição – aparentemente de origem afro-americana – em que escravos que queriam se casar saltavam da vassoura como símbolo de sua união, já que naquela época não podiam fazê-lo formalmente. O salto representa uma nova vida, sorte e prosperidade.
14: Ritual de pintura:
Trata-se de captar as emoções vividas na altura do casamento numa tela com cores de tinta diferentes, uma para cada. O resultado será uma pintura abstrata que poderá ser usada posteriormente como parte da decoração da sua casa, nada mais significativo do que um elemento carregado com toda a sua boa energia.
O que você achou desses rituais? Como você pode ver, além de se dedicarem frases de amor um ao outro por meio dos votos matrimoniais, eles podem incorporar certos ritos, carregados de simbolismo, que possuem aquela mesma força especial que se manifestarão por meio das palavras. afinal, como a tradição de ela usar um vestido de noiva branco, os casamentos são carregados de tradição e significado.
A questão é que eles encontram aqueles rituais que os representam em maior extensão.