Vários estudos nos dão pistas sobre quando devemos nos casar se quisermos ter um casamento bem-sucedido!
Aqui você vai descobrir o resultado:
Cada vez mais pessoas estão dispensando o casamento como opção e optando por estabelecer relacionamentos estáveis de fato. Mas para quem decide dizer sim, qual a melhor idade para casar?
Se você está planejando um casamento com seu parceiro ou planeja se casar no futuro, pode estar interessado em saber qual é a melhor idade para se casar e se o casamento é bem-sucedido. Você ficará surpreso com o que as pesquisas mais recentes revelaram.
Qual a melhor idade para se casar?
O estilo de vida atual nos faz atrasar o que antes se fazia mais cedo:
Tornar-se independente, ter filhos, etc…
Quanto ao casamento, as pessoas já não se interessam por realizá-lo, e quem faz, decide fazê-lo tarde. Mas essa tendência pode ser benéfica se considerarmos a melhor idade para casar de acordo com a ciência.
Um estudo realizado na Universidade de Michigan em 2019 descobriu que as pessoas que disseram sim entre as idades de 25 e 32 anos tinham maior probabilidade de ter um casamento bem-sucedido.
A pesquisa, liderada pelo Instituto da Família na USP revela que os casamentos iniciados em uma idade mais precoce têm um risco maior de terminar em divórcio, especialmente se ocorrerem na adolescência!
Curiosamente, a melhor idade para casar também não seria a partir dos 32. Nos casamentos iniciados após essa idade, o risco de separação aumenta novamente e atinge pontos semelhantes aos do casamento produzido na adolescência.
Dos 33 aos 45 anos, as chances de divórcio aumentam 5% a cada ano desde o casamento.
“Dar o sim nessa faixa etária entre 25 e 32 anos prevê um casamento mais longo”.
Qual é a explicação?
Embora os dados possam ser surpreendentes, é lógico que os casamentos tardios têm mais probabilidade de dar certo. Um dos motivos é o grau de maturidade já presente nessa faixa etária, suficientemente alto para se saber o que implica tal nível de compromisso, o que predispõe a uma maior probabilidade de sucesso.
Outra razão convincente é que a melhor idade para casar é quando um certo nível de estabilidade foi alcançado, e isso é mais provável de ocorrer nessa faixa etária, quando as decisões mais importantes já foram tomadas.
Acontece também que um casal que decide se unir nessa idade já teve a possibilidade de manter relacionamentos suficientes para saber o que procuram no outro, com os quais o casal terá mais chances de se encaixar e, portanto, de ter um casamento bem-sucedido.
Da mesma forma entre 25 e 32 anos são jovens o suficiente para ter alguma flexibilidade e se ajustar ao estilo de vida que podem ter compartilhando a vida com outra pessoa. Também é mais provável que não tenham filhos com quem passar o tempo e ficarão mais com seus parceiros.
Já para os casais que decidem aderir o casamento a partir dos 33 anos, o estudo sugere como explicação que o tipo de pessoa que esperam até essa idade para casar é o mesmo que não têm predisposição para que o casamento corra bem, por isso deixa de ser a melhor idade para casar.
Também é de se esperar que os casamentos de pessoas muito jovens corram maior risco de terminar em divórcio. Por um lado, existe um certo estigma social e problemas derivados da desaprovação dos pais de um casamento tão precoce, por outro lado, as mudanças de personalidade que podem estar vivenciando aumentam as chances de o casal descobrir novas desavenças e acabar rompendo o relacionamento.
Um casamento escolhido com maturidade tem mais chances de funcionar.
Estes não é os únicos estudo que o apoiam esta idade para casar!
Em outro estudo publicado em 2018, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) chegou a conclusões semelhantes sobre a melhor idade para se casar – eles examinaram um total de 812 participantes ao longo de 16 anos, por meio de várias pesquisas com vários indicadores de bem-estar, e classificados de acordo com se eles se casaram cedo, pontualmente ou tarde.
Os resultados mostraram que os participantes que se casaram na hora certa ou tarde, em comparação com seus pares, tinham menos probabilidade de apresentar sintomas de depressão na meia-idade. O casamento tardio também previa um diploma universitário, rendimentos mais elevados e maior autoestima na meia-idade.
Os pesquisadores concluíram que as pessoas que se casam mais cedo enfrentam maiores desafios devido às responsabilidades de começar uma família tão cedo. Também torna difícil dedicar tempo aos estudos e desenvolver uma carreira. Eles comentam que o casamento precoce pode ser devido a uma gravidez inesperada ou pressão da família, o que leva a um maior estresse emocional.
Mas se você se casou fora da banda ideal para isso ou ainda não o fez, não se preocupe. Muitos são os fatores que influenciam na felicidade de um casamento e afinal isso ainda é estatístico. E se algo mais for verdade, é que a pessoa certa pode aparecer quando você menos esperar e para o amor pode ser que não tenha idade!